sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM

Enem 2012 – Dicas para a prova do Enem – Horário, Abertura e fechamento dos portões

Neste sábado e domingo, dias 03 e 04 de novembro, acontecem as provas do Enem 2012. Preparamos para você um Guia com várias dicas boas para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio.

A prova também serve como vestibular para várias faculdades de ensino superior. É bom se preparar bem, pois o Enem é uma boa

alavanca para entrar em grandes universidades e construir seu futuro.

Horário das Provas –
Se recomenda chegar ao menos uma hora antes do início da prova, às 12 horas (horário de Brasília). Como de praxe, nenhum tipo de atraso será tolerado. Para os estados sem horário de verão, os portões se abrem às 11 horas.
Os portões serão fechados às 13 horas.
A prova deve começar pontualmente às 13 horas.
O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas. Já o tempo máximo é de 4h30, no sábado, e de 5h30, no domingo.
Transporte para os locais de prova
Sempre se recomenda que o candidato visite o local da prova antes do Enem. Verifique quanto tempo demora o percurso, quais são as opções para transporte público e qual é o melhor itinerário para chegar ao local do exame.
O que você pode levar –
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Canetas de outras cores não serão permitidas, pois impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.
Cartão de Confirmação da Inscrição. O cartão foi enviado pelos Correios para a residência do candidato e disponibilizado no site do Enem .
Documento de identificação original com foto. Serão aceitos: RG; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista e passaporte; carteira de motorista. Não serão aceitos: cópias de documentos, carteira de estudante, protocolos e documentos sem foto. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias.
Água.
Lanche.
O que você não pode levar –
Lápis, lapiseira, canetas que não sejam da cor preta, borracha e apontador.
Livros, manuais, anotações e impressos.
Boné, chapéu, viseira, gorro e óculos escuros.
Calculadoras, telefones celulares, pagers, bips, walkmans, gravadores, aparelhos de mp3 ou similares e relógios.
Receptores ou transmissores de dados e mensagens.
Antes de começar a prova –
O Caderno de questões
Os Cadernos de Questões são apresentados nas seguintes cores: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. O candidato deve assinalar a cor de seu caderno em seu respectivo cartão de respostas.
O candidato deve verificar se o seu Caderno de Questões contém a mesma quantidade de questões indicadas no cartão de resposta.
O participante deve transcrever, no Cartão-Resposta, a frase apresentada na capa de seu Caderno de Questões. Esta frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
O participante deve conferir seus dados em todos os documentos do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, folha de Redação e lista de presença) e não se esquecer de assinar o nome no local indicado.
Os candidatos só poderão levar embora os Cadernos de Questões nos últimos 30 minutos de prova.
Os três últimos participantes presentes na sala só serão liberados juntos.
Prova de inglês e Espanhol no Enem -
As provas terão questões de inglês e de espanhol, com numeração idêntica e gabaritos diferentes. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, por apenas uma opção de idioma.
Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
No Cartão de Confirmação da Inscrição está registrada a opção de idioma escolhida pelo candidato.
Prova de Redação -
A Redação será realizada no dia 4 de novembro, junto com o exame de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a realização do exame é de 5h30.
O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter, no máximo, 30 linhas. O candidato deverá desenvolver uma reflexão sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
O que dá nota zero na Redação: fugir do tema proposto, entregar a folha de Redação sem texto escrito, entregar a folha de Redação com texto insuficiente (até sete linhas), não desenvolver argumentos próprios, escrever impropérios e/ou desenhos e desrespeitar os direitos humanos.
Candidatos com Atendimento Especial no Enem -
Candidatos com deficiência física ou mental terão atendimento especial para poderem realizar os exames. Serão disponibilizados os seguintes serviços: prova em braile, prova ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial, auxílio ledor, auxílio para transcrição, guia-intérprete, mobiliário acessível, sala de fácil acesso, sala para lactentes, sala especial e classe hospitalar

Nenhum comentário:

Postar um comentário